EXPOSIÇÃO - O MERCADO - 30 Fotografias em formato 30x30
De José Vieira Mendes
Seleção de fotografias de Leonor Nazaré
De 7 de Abril a meados de Maio de 2023 na Biblioteca / Espaço Cultural Cinema Europa
Inaugurado na sua versão actual (inspirada no Mercado de San Miguel, em Madrid) em 2013, o Mercado de Campo de Ourique tem já 88 anos de vida (abriu as portas em 1934). O olhar de Vieira Mendes sobre o presente, ou pelo menos sobre um momento recente (2019), traz às imagens qualquer coisa de antigo, de persistentemente melancólico e distante.
A arquitectura dos lugares como este, os vendedores e compradores, os produtos vegetais, frutíferos e animais de vários tipos, as bebida, iguarias, flores, especiarias, chás e mesas de refeição sucedem-se numa espécie de montra contínua em que os brilhos do vidro e da luz artificial, os balcões e telheiros interiores, os grandes planos e as perspectivas em profundidade contribuem para uma mesma sensação de documentário arquivado.
E, no entanto, foi a vida efectiva do mercado que o fotógrafo procurou, ao situar-se muito perto das bancadas, no início de um longo corredor, na fixação de certas pessoas, na proximidade das texturas, na distorção da escala de um objecto, sob a hipnose de um efeito de sequenciação, no fascínio pelo anonimato, pela circulação, pelo momento imprevisto e pela leitura instintiva das formas.
A vida do mercado é uma parcela importante da vida do bairro e passa por estas imagens como um sopro sujeito à condescendência da memória e do esquecimento. Vieira Mendes oferece, assim, à comunidade, uma passagem pela história do lugar sem enaltecimento nem lamento específicos, apenas na partilha de uma atenção dirigida e sensível.
Lisboa, 21 de outubro de 2022
Leonor Nazaré (curadora)